domingo, 21 de junho de 2009

O que importa?

Estava eu lendo o blog da minha querida kakah e me deparei com o post Gordinha Life Style, parei para pensar um pouco na ditadura da beleza e assim como muitas coisas que envolvem a sociedade não faz sentido!!!

Conheço algumas meninas que são gordinhas e a única coisa que as estraga é o fato de serem obcecadas pela magreza, querem alcançá-la acima de tudo. Tá, cada um tem o direito de querer ser o melhor para si, normal e aceitável, mas vejo pelo ponto de vista da magra que sou. Não muda nada na minha vida pesar 45kg. Não é por isso que sou mais ou menos feliz, que vou pegar mais ou menos caras ou que vou conseguir ou não um bom emprego. Minha felicidade depende única e exclusivamente de meus esforços para ser feliz, se eu quiser pegar o melhor cara da balada e ele me dispensar por causa do peso está claro que não era tão bom assim e se disputar uma boa vaga de emprego o que vai valer não é meu peso e sim meu conhecimento, o que sou.

Ser magra é apenas uma questão de estética que foi imposta pela mídia. Vendo pelo lado da indústria têxtil, algo que faz menos sentido ainda, quando vamos fazer o desenho de um corpo usamos a proporção de 6 cabeças, no desenho de moda vão de 7 a 9 cabeças. Aparentemente é apenas um desenho, mas é nele que os estilistas vão criar peças de roupas que nós vamos usar! É simples, há tempos estão desenvolvendo roupas para seres não-humanos. É impossível uma mulher que meça 1,90m, ter 1,30m de pernas e pesar 50kg. Impossível não é, mas não dá para usar esse modelo como um padrão. No Brasil a altura média é de 1,62m e 60kg. Esse é o padrão! Então se basear no que a mídia nos passa é algo inviável. Claro, uma peça feita num desenho de 8 cabeças para uma mulher de 1,90 pode ser adaptado para as mais normais baixinhas, mas porque nós seres humanos temos que não adaptar às criações de gênios estilistas?

O que vale mesmo é buscar a felicidade, não está satisfeita com seu corpo e quer mudar, legal issae, mas querer mudar, viver em função disso sem saber o porque, o que está buscando é burrice. Não acredite que você tem que ser igual a Juliana Paes simplesmente porque as atrizes da grobo são lindas, lisas e loiras! Não, aquilo não é um padrão, é só resultado de muito esforço, muito bolo de chocolate recusado, calorias cauculadas e malhação. Afinal elas estão no topo e tem uma legião de acéfalas que as tem como deusas. Percebem o círculo vicioso em torno de algo que simplesmente não existe?

Não sou um ícone de beleza, nem de sabedoria e nem de gostosura, mas algo que me deixou perto de feliz foi ver que a Angelina Jolie é humana assim como eu e teve problemas com o Brad Pitt.. Ooh Ivi, quanta maldade, se divertindo as custas da coitada?? Nops! É apenas fantástico ver que uma pessoa tão distante como a Jolie tem os mesmos problemas que eu. Posso não ser linda como ela, mas sou linda como uma tal de Irian Vasconcelos que conheci uma vez e pasmem, as duas são apenas humanas.

Um comentário:

  1. Bah, concordo em muito do que vc disse aí.
    O tanto de guria que se mata pra ficar igual às falsas-deusas das revistas não tá escrito.
    Falo por mim, como ex-bulímica que vez ou outra ainda tem recaídas.
    A questão é que é extremamente difícil conseguir aceitar-se no meio desse bombardeio de cinturas finas e barrigas lisas.
    Na vida real, a coisa é diferente. O preconceito existe, sim, com os gordinhos.

    Bjobjo, chata.
    E no Luquinha tb *-*

    ResponderExcluir